Versículos bíblicos

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Desperta, pois o Senhor já vem!




Texto base: Romanos 13: 11b, 12

Chegou a hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais próxima do que quando cremos. A noite está quase acabando, o dia logo vem. Portanto deixemos de lado as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.


Com tudo o que temos visto acontecer, todos os sinais do fim dos tempos se cumprindo, todas as palavras do Senhor Jesus se cumprindo: filhos contra pais, pais contra filhos, guerras, rumores de guerras, o amor se esfriando, a iniqüidade se multiplicando, fome, doenças, desastres naturais, terremotos, maremotos; quando deveríamos estar vigilantes, acordados, fazendo alguma coisa; estamos dormindo! Enquanto o Senhor está se preparando para retornar e buscar o seu povo, nós, que dizemos ser a igreja do Senhor, estamos dormindo! No momento que antecede o grande dia do Senhor, estamos mergulhados num profundo sono.
No capítulo 25 de Mateus, Jesus fala sobre as dez virgens. Havia cinco prudentes e cinco loucas, néscias. A palavra virgem fala de pureza; antigamente, por determinação da lei, a virgem era propriedade de seu pai até que casasse. Entendemos então que, nessa história que Jesus contou, as dez eram puras, as dez pertenciam a Deus, porém cinco eram prudentes e cinco eram loucas. A palavra prudência é uma virtude que busca prever e evitar as faltas, erros, perigos; significa cuidado, precaução. Não é necessário dizer que a palavra louco é o oposto de tudo isso, aquele que é falto de entendimento, estúpido. Cinco virgens eram cuidadosas, se preocupavam em manter tudo em ordem para que quando o noivo chegasse às encontrassem preparadas para as bodas. Cinco, porém, eram loucas, apesar de serem puras, apesar de serem escolhidas para o casamento, apesar de já estarem prometidas ao noivo, não foram cuidadosas com os preparativos para o grande encontro com o noivo. Perceberam alguma semelhança com os cristãos dos dias atuais? Todos nós que aceitamos ao Senhor Jesus, fomos purificados pelo seu sangue e nos tornamos como virgens, ou seja, separados, puros; fomos escolhidos para ser a Sua noiva, a Sua igreja e uma grande festa nos aguarda, o grande dia em que nos encontraremos com Ele está chegando. Porém, assim como havia cinco virgens prudentes e cinco loucas, assim há em nosso meio, crentes vigilantes que buscam se precaver de cometer erros e faltas contra o Senhor, mas também há crentes que não estão nem aí, crentes vacilantes, está acontecendo uma guerra espiritual à sua volta e ele parece que está no “mundo da lua”. Eu queria que você fizesse uma pergunta a si próprio: Quem é você na casa de Deus? Prudente ou louco?
Jesus continua dizendo que as loucas tomaram as suas lâmpadas, mas não levaram azeite consigo, porém, as prudentes além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.
A finalidade da lâmpada é iluminar todo o ambiente em redor, dissipar a escuridão. Todas as dez virgens levaram suas lâmpadas, podemos dizer que todas elas traziam consigo algo capaz de iluminar todo o ambiente em redor, traziam consigo luz, luz essa que dissipava toda a escuridão por onde quer que elas passavam, porém as prudentes além de suas lâmpadas, levaram também vasilhas cheias de azeite, o combustível que manteria as lâmpadas acesas até a chegada do noivo.
Nós sabemos que o que nos faz brilhar neste mundo é a presença de Deus em nossas vidas, é a presença de Deus que dissipa as trevas, I João 1:5 diz que Deus é luz e nele não há trevas alguma, o azeite simboliza o Espírito Santo, sem o Espírito Santo em nossas vidas Deus não pode brilhar através de nós. Perceba que as cinco virgens loucas começaram bem, tinham azeite, pois para que as lâmpadas funcionassem teria que haver azeite nelas, porém o que diferenciava elas das demais prudentes era que elas não se preocuparam em levar uma reserva de azeite consigo; para que as lâmpadas continuassem a iluminar teria que haver combustível, nenhum combustível dura para sempre, quem tem algum automóvel sabe disso, é preciso estar sempre abastecendo para se mantenha o automóvel em constante estado de funcionamento, assim era com as lâmpadas, era preciso abastecer constantemente para mantê-las iluminando. Lv. 24:1-3 diz:
E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite de oliveira, puro, batido, para a luminária, para manter as lâmpadas acesas continuamente. Arão as porá em ordem perante o SENHOR continuamente, desde a tarde até à manhã, fora do véu do testemunho, na tenda da congregação; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações.
Você e eu que temos o Espírito Santo em nossas vidas temos que buscar um constante estado de comunhão com Ele, somente assim Deus continuará operando em nós e através de nós, é a comunhão com o Espírito Santo que nos mantém salvos, livres do pecado e é através dela que nos encontraremos com o Senhor Jesus nos ares, quem você acha que vai te elevar até as nuvens quando a trombeta soar anunciando a volta de Jesus? Muitos de nós somos como as virgens loucas, não buscamos viver em comunhão com o Espírito Santo, não ligamos quando magoamos e entristecemos a Ele, a Bíblia diz: não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Ef. 4:30. Meu amado irmão, nós fomos selados nele, é o Espírito Santo quem nos autentica como verdadeiros filhos de Deus, é Ele quem confirma a obra da redenção que nos garante a entrada nos céus. Não entristeça o Espírito Santo meu amado, pois é Ele quem te conduzirá além das nuvens para o encontro com Jesus, dê ouvidos à sua voz quando Ele sussurrar no teu ouvido dizendo: meu filho não faça isso! Eu não me agrado desta sua atitude meu filho! Isso me entristece meu filho! Meu amado irmão, Não sejas insensível à voz do Espírito Santo.
No versículo 5 do mesmo capítulo de Mateus, Jesus continua narrando a história e diz que, como o noivo tardava, as virgens foram tomadas pelo sono e adormeceram. É nesse momento que há perigo, porque quem está dormindo fica vulnerável, quem está dormindo fica sem defesa. Duas mulheres chegaram diante do rei Salomão e uma delas queixou-se dizendo que enquanto dormia, a outra trocou o filho morto pelo filho vivo dela. Enquanto Saul e seus homens dormiam numa caverna, Davi entrou e pegou a lança e o jarro de água que estavam na cabeceira de Saul, Davi não o matou devido o seu temor ao Senhor, porém Saul ficou totalmente vulnerável enquanto dormia. A Bíblia também diz que o joio foi plantado no meio do trigo enquanto os empregados da fazenda estavam dormindo. Jesus tinha subido ao Getsêmani com Pedro, Tiago e João para juntos vigiarem e orarem, quando Jesus se afasta um pouco para orar em secreto os discípulos caem no sono, o Senhor então retorna e pergunta: Pedro! Estás dormindo? Não podes vigiar nem uma hora? Ora se todos estavam dormindo por que Jesus repreende apenas a Pedro? Você já se perguntou isso? Antes de subirem ao Getsêmani Jesus tinha revelado a Pedro que ele iria negá-lo três vezes, a atitude de Pedro deveria ser a de constante vigilância para que Deus o livrasse, mas ao invés disso ele dorme e deixa de vigiar. Jesus estava dizendo para Pedro: eu não já te disse que tu irias me negar? Porque então você não ora pra que meu Pai o livre? Pedro, você não pode dormir!
A mesma coisa Jesus fala pra mim e pra você esta noite: Eu não já falei que vocês teriam aflições no mundo? Não já falei que deveriam vigiar e orar? E por que estão dormindo? Todas as demais pessoas podem estar dormindo, mas a Igreja do Senhor não pode dormir! Igreja do Senhor Jesus: Desperta, pois o Senhor já vem!
A meia-noite ouviu-se um grito: EIS O NOIVO! Então todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas, mas o inesperado acontece: as virgens vacilantes olham para suas lâmpadas e percebem que a luz começa a enfraquecer; oh meu Deus a luz se apagou! E agora? Por favor me emprestem um pouco de azeite eu preciso acender minha lâmpada novamente, o noivo está chegando! As prudentes infelizmente não podem fazer esta caridade porque senão correriam o risco de ficar sem azeite também! Então as loucas saem desesperadas a fim de comprarem o azeite, mas quando finalmente encontram já é tarde demais! Oh meu Deus! O noivo já voltou e eu fiquei! Por favor Senhor, SENHOR! abre-nos a porta!
Infelizmente já era tarde demais, as virgens vacilantes ficaram para trás.
"Apartai-vos de mim, pois não vos conheço!" é a única coisa que elas ouvem! e você? desejas ouvir estas mesmas palavras?
Mais uma vez eu quero te perguntar: quem é você na casa de Deus? Prudente ou louco? Se fores louco, a Bíblia diz: “Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Para aqueles que estiverem dormindo, assim como foi com o menino Samuel, que estava deitado no santuário do Senhor onde a arca de Deus estava, a arca que simbolizava a presença de Deus, antes que a lâmpada de Deus se apagasse, Deus bradou do céu e disse: SAMUEL, SAMUEL! Quando Samuel viu que não era homem que o chamava e sim o Todo-Poderoso, ele respondeu: Fala Senhor, pois o teu servo ouve!
Assim também eu quero dizer para todos aqueles que estiverem dormindo: Antes que a lâmpada de Deus se apague, antes que a presença de Deus se afaste da tua vida, Deus brada dos altos céus neste momento e te chama pelo teu nome! Chegou a hora de você despertar desse sono!
Já é meia-noite! Desperta, pois o noivo vem vindo para te levar para as bodas, prepara a tua lâmpada, não esqueça de guardar o azeite!
O Senhor Jesus está às portas, prepara-te para encontrares com teu Deus!Desperta antes que o azeite se acabe e se apague a chama dentro de ti. Desperta antes que seja tarde, antes que o Senhor Jesus volte e leve a sua noiva: as virgens prudentes, e vá embora te deixando para trás e, então, só reste a saudade dele.Desperta o teu amor por Cristo meu amado, não perca a oportunidade de servi-lo com sinceridade, muitas vezes você está longe dEle e nem percebe a distância, deixa o Senhor acordar o teu coração e ressuscitar a paixão por Ele novamente.
Deixa o azeite do Espírito reaquecer a chama no teu coração, antes que a indiferença e a frieza apaguem a chama que arde em teu peito. Levanta-te, põe-te em pé e deixa o Senhor falar contigo.

Deus abençoe a todos!


Uander Jeferson.


Nenhum comentário:

Postar um comentário