Versículos bíblicos

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Avivamento já

“Já é tempo de operares, ó SENHOR, pois eles têm quebrantado a tua lei.”
“Rios de lágrimas correm dos meus olhos, porque a tua lei não é obedecida.”
Salmo 119:126 e 136


Sempre que o povo de Deus esquece os preceitos do Senhor e envereda por caminhos que os leva para longe dEle, se faz necessário um avivamento.
Avivamento, no Velho Testamento, vem do verbo hebraico hyh (avivar) que tem o significado primário de “preservar” ou “manter vivo”. No Novo Testamento que está em grego, algumas palavras comparam o avivamento ao reacender de uma chama que se apaga aos poucos (como é o caso de ‘anazopyréo’ em II Tm 1.6) ou a uma planta que lança novos brotos e “floresce novamente” (conforme ‘anaphallo’ em Fp 4:10).
O verdadeiro avivamento é um retorno ao primeiro amor. Um retorno aos princípios bíblicos, é salvação de almas e restauração dos caídos.
O resultado obtido todas as vezes que Deus aviva é sempre o mesmo: Purificação, correção e livramento do mal.
Na história de cada avivamento, dentro ou fora da Bíblia, lemos que Deus purifica, livra do mal e do pecado, tira a escória e as coisas que estavam impedindo o progresso da causa.
Avivamento é, simplesmente, aquele momento quando Deus se manifesta diretamente no meio dos homens, quando Ele “rasga os céus e desce” como está escrito em Isaías 64:1.
Enquanto vivermos nesse mundo de pecado, sempre haverá a necessidade de um avivamento.
Na Bíblia temos relatos de grandes avivamentos e, talvez, o início de tudo está narrado em Gênesis 4:26 “E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do SENHOR.”
Ora, o nome Enos quer dizer fraco ou doente. Isso mostra que Sete estava reconhecendo a situação de decadência da sua família e demonstrando ter necessidade da graça divina.
Esse é o primeiro passo para que ocorra um avivamento:


Reconhecer o estado de decadência espiritual e se arrepender clamando pela graça divina.


Em II Reis nos capítulos 22 e 23 lemos sobre o reinado de Josias. O povo de Israel estava vivendo uma época de verdadeira decadência espiritual. Os dois reis que antecederam à Josias, Manassés e Amom, haviam feito pecar toda a congregação de Israel como nenhum outro rei fizera antes, exemplo disso foi o rei Manasses ter sacrificado seus próprios filhos ao deus pagão Moloque. Lemos na narrativa que o Sacerdote Hilquias, como que ‘por acaso’, encontrou o livro da lei na casa do Senhor e mandou entregar ao rei que ao ouvir o que estava escrito rasgou as próprias vestes, pois reconheceu que seus antepassados e sua própria geração haviam negligenciado as palavras da lei.
Ora, o ato de rasgar as vestes, entre seus muitos significados, representa grande arrependimento.
No livro do profeta Joel, no capítulo 2, lemos sobre a promessa de um grande avivamento: “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.”
Porém se atentarmos bem perceberemos que no início do capítulo ele diz: “Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus? Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene.”
Isso significa que antes que Deus possa derramar um avivamento sobre nós temos que rasgar o nosso coração, nos arrepender, nos convertermos de fato!
Em segundo lugar:
É necessário haver alguém sensível, alguém que veja o estado decadente dos seus irmãos e não se conforme com a situação.
Em I Reis 18:18 e 19, Elias chega diante do rei Acabe e diz: Tu e a casa de teu pai, tem perturbado a Israel, porque deixaram os mandamentos do Senhor e seguistes a Baalim. Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel.
No monte Carmelo ele se dirige ao povo dizendo: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o.”
O que se segue é um grande avivamento, quando o fogo cai do céu, todo o povo fica extasiado e começa a gritar: Só o Senhor é Deus!
Outro grande exemplo é Moisés. Em Êxodo 2:11 lemos que Moisés já homem saiu para ver os seus irmãos e atentou para as cargas deles. Olhou para um lado, olhou para o outro e, não vendo ninguém, matou o egípcio que feria um de seus irmãos.
Deus está precisando de homens e mulheres que saiam do seu comodismo e se recusem a serem chamados filhos de Faraó. Ele quer que você saia um pouco do palácio e faça uma visita aos seus irmãos, então você vai ver a situação de decadência espiritual em que se encontram. Levante as mãos e “mate” tudo aquilo que fere o teu irmão.
Acredito que a atitude de Moisés agradou tanto a Deus que Ele olhou lá de cima e disse: É esse camarada que eu vou usar, ele é capaz de ver o mal e não se conformar.
Talvez você diga: poxa mas essa não era a forma mais acertada dele resolver a situação! Eu te respondo: Talvez! Talvez não fosse a melhor forma, mas ele se recusou a ficar de braços cruzados enquanto seus irmãos sofriam. Ele tomou uma atitude e era isso o que ele podia fazer naquele momento.
Mais tarde Deus aparece para ele lá no deserto no meio de uma sarça e diz: “Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito.” Em outra tradução lemos: “De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito.” Isso nos faz pensar que Moisés talvez tenha passado 40 anos no deserto, lembrando dos seus irmãos que ficaram lá no Egito sofrendo e, talvez, tenha clamado: DEUS olha para aflição do teu povo! Olha para a situação espiritual do teu povo! Será que o Senhor não está vendo essa situação?! Então, depois de anos clamando Deus aparece para ele e diz: De fato eu tenho visto! Ou seja, claro que eu tenho visto! Vá, pois, agora; eu te envio a faraó para tirar o meu povo do Egito. Deus estava dizendo para Moisés: Gostei de tua atitude há 40 anos atrás e agora chegou o momento de você voltar lá e acabar o que começou, só que desta vez, da maneira certa! Agora, Eu te envio!
Tome um atitude e você verá o que Deus fará através da tua vida!
Deus conta comigo e com você para trazer um avivamento em nossa geração.
Quando você se levanta pra fazer alguma coisa para mudar a sua geração, Deus olha pra você e diz: É ele que eu vou usar, é ela que eu vou usar! Finalmente encontrei um homem ou uma mulher sensível o suficiente para sentir aquilo que eu estou sentindo!
Em todos os grandes avivamentos do passado Deus sempre se utilizou de um ou poucos indivíduos inconformados com sua geração para usá-los.
John Wesley foi um deles. Em 1729, juntamente com seu irmão Charles, formou um pequeno grupo, que nunca passou de 15 membros, para orar, estudar a Bíblia e se encorajarem mutuamente. Anos depois, alguns desses membros do chamado “clube santo”, impactaram o mundo com um grande avivamento, dentre os quais George Whitefield, grande pregador de multidões e o próprio John Wesley por cuja causa criou-se a denominação metodista.
Charles Finney é um outro exemplo. Numa certa ocasião, enquanto orava num matagal, foi tão fortemente impactado pelo batismo com o Espírito Santo que começou a pregar poderosamente a palavra de Deus. Ele conta que numa vila perto da cidade de Antwerp pregou ao povo reunido na escola, e sua pregação foi interrompida por um grande mover do Espírito Santo, com apenas 15 minutos de pregação sobre o arrependimento as pessoas começaram a cair de joelhos por todos os lados clamando por misericórdia, tão grande foi o convencimento do Espírito nos corações que ele precisou falar com algumas pessoas dizendo que elas ainda não estavam no inferno!
Milhares de pessoas, percebendo a presença de Finney na cidade, corriam suplicando que ele ficasse hospedado ali para pregar-lhes a palavra.
Por último, temos o exemplo de Evan Roberts. Esse jovem de apenas 26 anos foi usado por Deus para trazer um dos mais impressionantes moveres de Deus de todos os tempos. Em poucos meses de avivamento, um país inteiro foi transformado, mais de cem mil pessoas aceitaram o Senhor Jesus e a notícia foi espalhada ao redor do mundo. Uma característica bastante peculiar no avivamento do país de Gales foi que todos os envolvidos na chegada do avivamento eram jovens.
Evan Roberts tinha apenas vinte e seis anos de idade quando irrompeu o avivamento. Sua irmã, Mary, que foi uma parte tão importante da obra, tinha dezesseis. Seu irmão Dan e o futuro marido de Mary, Sydney Evans, estavam ambos com cerca de vinte anos. As "Irmãs Cantoras", que foram usadas grandemente, estavam entre as idades de dezoito e vinte e dois anos. Milhares de jovens se converteram e eram imediatamente enviados por toda a terra testificando da glória de Deus. Criancinhas tinham suas próprias reuniões de oração e testemunhavam ousadamente aos pecadores mais endurecidos. As capelas ficavam superlotadas de jovens.
Todas essas pessoas eram gente comuns como eu e você, o que nos diferencia delas é que todas buscaram o avivamento para a sua geração. Elas saíram do palácio e foram ver como seus irmãos estavam e, ao verem a deplorável situação espiritual em que se encontravam, não se conformaram e resolveram fazer alguma coisa.
E você?! Está disposto a fazer alguma coisa? Deus conta com você! Ele está esperando uma reação sua!
Vai “matar o egípcio” que fere teu irmão ou vai ficar olhando ele oprimir teu irmão com cargas pesadas e chicotes?
Vai enfrentar os “450 profetas de baal e os 400 de asera” ou vai se esconder dentro de uma caverna com medo de morrer? (Mt. 10: 28)
Você é a pessoa escolhida por Deus para trazer o avivamento a nossa geração!
Que o Senhor Jesus nos desperte para a urgência de um avivamento genuíno.


“Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o Senhor vosso Deus? Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento. Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus? Então o Senhor se mostrou zeloso da sua terra, e compadeceu-se do seu povo.” Joel 2: 12-18


Amém.

Uander Jeferson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário